Nesta semana continuámos a pesquisa, num nível já bastante avançado e demos por terminada a fase 6,7 e 8 do trabalho (pesquisa aprofundada e selecção de informação e deliberação e organização das matérias a tratar), deixando já agendado para a semana 6 o início de uma das fases mais importantes do projecto: a etapa primeira, que consiste no trabalho escrito, onde consta a apresentação teórica dos sistemas circulatório e excretor, que pensamos deixar terminada ainda este período. No entanto, temos objectivos e expectativas elevadas que é preciso contemplar. Portanto, mesmo que este tópico não fique concluído na data desejada, não pretendemos dispensar mais que duas semanas do segundo período a concluí-lo.
Relativamente aos pré-projectos, recebemos as avaliações e rectificámos pequenos detalhes que nos foram sugeridos, após uma breve conversação sobre as apresentações orais dos grupos.
E no cerne de tantas questões e deveres a cumprir, já nos íamos esquecendo de informar que se começou a preparar a primeira surpresa deste projecto! Caso ainda não tenham conhecimento, a professora convidou-nos a realizar uma outra actividade relacionada com a Associação Acreditar, que é uma instituição que pretende "Tratar a criança com cancro e não só o cancro na criança!"
Posta mais esta sugestão, o nosso grupo decidiu auto-propor-se a levar a cabo outro desafio. Porque Área Projecto é vista por nós como sendo muito mais que uma mera disciplina curricular, mas sim um espaço que convida a imaginar e a procurar ideias para tornar o mundo mais agradável e sorridente, decidimos abraçar esta causa com outro empenho e dedicação, com o propósito de dar um verdadeiro significado ao nome da instituição, com a vontade, acima de tudo, de mostrar que vale a pena sorrir mesmo quando a vida não nos dá razões para o fazer e de ensinar a todas as pessoas que é preciso procurar olhar o mundo de outro modo, para se aprender que é possível viver sonhos, e que é preciso que os nossos dias não percam a magia e a fantasia que os preenchem nem a cor com que os podemos pintar em cada momento que passa. Porque o segredo é mais simples do que aquilo que se possa pensar. Basta apenas sorrir ao acolher o sorriso de alguém, basta abraçar para nos sentirmos amados, basta pensar que é com os nossos pequenos grandes gestos que podemos dar ao mundo outro caminho, um novo rumo.
Mesmo que o medo de ser diferente nos possa dificultar a vida, é preciso parar para vermos que à nossa volta há tanta gente a precisar de um sorriso, de um abraço, de uma palavra. Bastam simples momentos como este para fazermos um favor ao mundo, ouvir o seu apelo e apercebermo-nos de que ao nosso redor há quem nunca tenha aprendido o que é ser feliz. E mesmo que o mundo não te agradeça, mesmo que possas pensar que não és capaz ou até mesmo que não vejas a alegria de um sorriso da pessoa que ajudaste, lembra-te que, na curta vida que nos é dada, mesmo que a realidade que nos envolve não mereça, há sempre alguém que precisa de ti. Lembra-te sempre, hoje e em toda a tua vida que te espera, que há sempre alguém que precisa de sonhar, que precisa de amar, que precisa de ser feliz. Lembra-te que há sempre alguém que precisa de ACREDITAR.