Semana 8 (08/12 Dezembro 08)

De modo a evitar o que se passou na semana 7, esta semana de trabalho não se resumiu apenas à aula de quinta-feira (dia 11), pois aproveitámos para desenvolver em casa, apesar de todos os outros deveres e responsabilidades escolares, algumas partes do projecto escrito.
Por outro lado, durante todo o tempo de aula de quinta-feira o grupo esteve a preparar a apresentação do balanço final do 1º periodo para divulgar à turma as tarefas já cumpridas e os pontos que ainda estão por concretizar e algumas actividades previstas.

Semana 7 (01/05 Dezembro 08)

Esta semana de trabalho na disciplina de Área de Projecto que começou tardiamente devido á comemoração do feriado nacional no inicio da semana (dia 1 - Implatanção da Republica). Por isto, a semana não foi tão produtiva como as anteriores, porque só tivemos oportunidade de tecer comentários aos trabalhos de pré-projecto dos nossos colegas num fórum aberto pela professora para esse efeito na página de internet da escola: www.esbocage.net/digital.

Semana 6 (24/28 Novembro 08)

Como tinhamos programado na semana 5, aproveitámos estes dias para trabalhar na elaboração da componente teórica do projecto. Para isso voltámos a analisar toda a informação já pesquisada e seleccionada com vista a procurar um ou outro aspecto/pormenor que nos tenha faltado, o que se verificou aquando das comparações feitas entre algumas matérias retiradas de diferentes fontes. É necessário lembrar que nem todas as fontes de pesquisa são fiáveis, e por isso há que preservar uma atitude expectante e crítica, de modo a evitar conteúdos não verosímeis. Até agora temos vindo a ter esta preocupação para que o nosso projecto possa ser tomado como uma boa referência para posteriores colegas que, nesta área, queiram desenvolver um projecto relacionado nesta disciplina ou mesmo no âmbito de uma investigação. Por isso procuramos também que as nossas informações sejam as mais completas e detalhadas e tecnicamente mais correctas.

Semana 5 (17/21 Novembro 08)

Nesta semana continuámos a pesquisa, num nível já bastante avançado e demos por terminada a fase 6,7 e 8 do trabalho (pesquisa aprofundada e selecção de informação e deliberação e organização das matérias a tratar), deixando já agendado para a semana 6 o início de uma das fases mais importantes do projecto: a etapa primeira, que consiste no trabalho escrito, onde consta a apresentação teórica dos sistemas circulatório e excretor, que pensamos deixar terminada ainda este período. No entanto, temos objectivos e expectativas elevadas que é preciso contemplar. Portanto, mesmo que este tópico não fique concluído na data desejada, não pretendemos dispensar mais que duas semanas do segundo período a concluí-lo.
Relativamente aos pré-projectos, recebemos as avaliações e rectificámos pequenos detalhes que nos foram sugeridos, após uma breve conversação sobre as apresentações orais dos grupos.
E no cerne de tantas questões e deveres a cumprir, já nos íamos esquecendo de informar que se começou a preparar a primeira surpresa deste projecto! Caso ainda não tenham conhecimento, a professora convidou-nos a realizar uma outra actividade relacionada com a Associação Acreditar, que é uma instituição que pretende "Tratar a criança com cancro e não só o cancro na criança!"
Posta mais esta sugestão, o nosso grupo decidiu auto-propor-se a levar a cabo outro desafio. Porque Área Projecto é vista por nós como sendo muito mais que uma mera disciplina curricular, mas sim um espaço que convida a imaginar e a procurar ideias para tornar o mundo mais agradável e sorridente, decidimos abraçar esta causa com outro empenho e dedicação, com o propósito de dar um verdadeiro significado ao nome da instituição, com a vontade, acima de tudo, de mostrar que vale a pena sorrir mesmo quando a vida não nos dá razões para o fazer e de ensinar a todas as pessoas que é preciso procurar olhar o mundo de outro modo, para se aprender que é possível viver sonhos, e que é preciso que os nossos dias não percam a magia e a fantasia que os preenchem nem a cor com que os podemos pintar em cada momento que passa. Porque o segredo é mais simples do que aquilo que se possa pensar. Basta apenas sorrir ao acolher o sorriso de alguém, basta abraçar para nos sentirmos amados, basta pensar que é com os nossos pequenos grandes gestos que podemos dar ao mundo outro caminho, um novo rumo.
Mesmo que o medo de ser diferente nos possa dificultar a vida, é preciso parar para vermos que à nossa volta há tanta gente a precisar de um sorriso, de um abraço, de uma palavra. Bastam simples momentos como este para fazermos um favor ao mundo, ouvir o seu apelo e apercebermo-nos de que ao nosso redor há quem nunca tenha aprendido o que é ser feliz. E mesmo que o mundo não te agradeça, mesmo que possas pensar que não és capaz ou até mesmo que não vejas a alegria de um sorriso da pessoa que ajudaste, lembra-te que, na curta vida que nos é dada, mesmo que a realidade que nos envolve não mereça, há sempre alguém que precisa de ti. Lembra-te sempre, hoje e em toda a tua vida que te espera, que há sempre alguém que precisa de sonhar, que precisa de amar, que precisa de ser feliz. Lembra-te que há sempre alguém que precisa de ACREDITAR.




Semana 4 (10/14 Novembro de 08)

Nesta semana os diferentes elementos do grupo deram continuidade à pesquisa, a um nível mais detalhado, com o intento de iniciar a preparação da elaboração da etapa primeira do projecto: a apresentação teórica dos sistemas, como se pode conferir na calendarização exposta na entrada anterior da semana 3.
Procedemos também à actualização da página de Internet referente ao nosso trabalho e discutimos a viabilidade da execução de ideias, actividades e algumas surpresas que temos reservadas.
Fiquem atentos às novidades!
Até breve!

Semana 3 (03/07 Novembro de 08)

No término da semana concluíram-se as apresentações dos pré-projectos, que constituíram uma oportunidade de inteirar a turma nos diversos domínios abordados pelos diferentes grupos de trabalho. Durante a contextualização nos temas e na fundamentação da escolha, foi possível verificar que os projectos são bastante distintos, assemelhando-se apenas na área na qual podem ser integrados (com uma excepção): a Ciência. No entanto foi-nos proposta a cooperação e a interacção entre os alunos, com vista a tornar os produtos finais mais completos.
Neste ano lectivo, programámos elaborar um projecto sobre o Sistema Circulatório e Excretor do Corpo Humano que contemplasse os seguintes objectivos:
  1. Construir um modelo anatómico no qual seja possível observar e analisar os diferentes percursos dos fluidos circulatórios (sangue e urina) desde a sua génese até ao(s) órgão(s) onde desempenham as suas funções.
  2. Aprofundar os conhecimentos inerentes aos sistemas supra referenciados através da elaboração de uma pesquisa aprofundada contemplada num trabalho escrito e numa actividade experimental.
  3. Utilizar e apurar técnicas laboratoriais aprendidas em anos lectivos anteriores.

Para a realização do projecto teremos de cumprir diferentes tarefas nas respectivas datas, como apresentamos subsequentemente na calendarização ainda sujeita a modificações:

Visto que se trata apenas de um pré-projecto, note-se que lhe não pode ser aplicado um carácter inexorável com datas inflexíveis, serve-nos unicamente como guia de trabalho.

Semana 2 (27/31 Outubro de 08)

Para o início desta semana estavam agendadas as apresentações dos pré-projectos de alguns grupos de trabalho, nas quais a nossa estava incluída. No entanto, o prazo para a conclusão das apresentações foi estendido por mais uma semana, preenchendo a presente semana, devido a actividades extra-curriculares nas quais alguns colegas participaram.
A despeito destas informações nos terem sido comunicadas apenas no próprio dia de apresentação, o grupo decidiu iniciar as pesquisas sobre o tema que nos está outorgado, visto que na semana anterior já se tinha considerado terminada a tarefa de preparar a apresentação à turma do pré-projecto.
Tirando proveito desta situação, o grupo reconsiderou algumas ideias e alguns detalhes referentes ao projecto de modo a torná-lo mais interessante e objectivista. Também foram discutidas e restabelecidas algumas datas auxiliares à organização da execução do projecto.
Na próxima semana, após a apresentação do pré-projecto, será colocado na página a calendarização prevista do trabalho, cujo tema se debruça sobre o estudo do Sistema Circulatório e Excretor do corpo humano.
Até breve!

Opiniões do Grupo

Pedro Guerra:


A primeira impressão da turma:
Os alunos da nossa turma provêm quase todos de turmas diferentes, razão pela qual aparentava vir a ser difícil criar laços de amizade, o que até agora foi desmentido, pois nós temos vindo a simpatizar bastante com os nossos colegas.
Agora que nos conhecemos melhor, podemos afirmar que a nossa turma é um grupo repleto de bons colegas, que nos ajudam quando é necessário. Além disso, também se tem vindo a notar a qualidade dos professores que temos este ano. Por isso estamos bastante satisfeitos com os nossos colegas e que este ano vai ser um ano finalista espectacular!!!


A razão da escolha do curso:
No final do ensino básico foi-nos dada a opção de escolher entre quatro cursos: humanidades, ciências e tecnologias, desporto e artes. O curso que aparenta ter mais vantagens é o de ciências e tecnologias, ou seja, o que escolhi, pois é o que nos dá maior número de opções de escolha do que poderemos vir a ser no futuro. Além disso é o curso que apresenta disciplinas interessantes muito diversificadas, ao contrário dos outros cursos que apresentam disciplinas mais especificas para a sua respectiva área. Por outro lado, esta escolha não foi difícil de se concretizar, visto que desde o nono ano que estou decidido em seguir o meu sonho e ir para Engenharia Civil, e a única maneira de concretizar este desejo era em optar por este curso.


João Carvalho:



A primeira impressão da turma:
Quando cheguei a esta turma fiquei bastante contente pelo facto de alguns dos meus colegas terem sido da minha turma do ano passado e outros já serem amigos meus.
De início obtive uma boa impressão em relação ao ambiente da turma visto que somos catorze alunos e embora na altura estivéssemos muito separados uns dos outros, a turma, num curto espaço de tempo, conseguiu unir-se.
Posso então dizer com segurança que a turma atingiu as minhas expectativas visto que gostei dela desde o início.


A razão da escolha do curso:
Escolhi o curso de Ciências e Tecnologias porque é aquele com maior saída e mais oportunidades de trabalho, principalmente para o curso que quero seguir: electrotecnia e computadores, visto que sempre me interessei por tecnologias ligadas à electrotecnia e aos computadores, máquinas às quais estou habituado desde muito cedo.



Joana Rocha:


A primeira impressão da turma e a razão da escolha do curso:
Verifiquei que esta turma é igualmente empenhada e interessada quer nas disciplinas como em socializar e ajudar os outros.
Apesar de sermos todos diferentes uns dos outros, não deixa de ser semelhante as características que tornam esta turma numa turma unida, cujo caminho se destina ao mesmo fim. Como hoje em dia predominam as profissões científicas, existem muitas mais oportunidades para assegurar um bom futuro, daí ter escolhido o curso que frequento.


Adriano Carvalho:


"Vidas em Contexto"


Após um longo período de férias voltei novamente a entrar na escola. Tudo parecia ter permanecido igual durante a minha ausência. Sentia um misto de ansiedade e curiosidade enquanto o som de um novo caminhar me guiava por entre as minhas recordações. Fiquei surpreendido quando reparei que não eram obstàculos que contornava, mas sim a minha presença marcada num momento qualquer do passado em cada pedaço do recinto onde já tinha estado. Não precisei de parar para que, por meros instantes, me abstraísse de todos os compromissos e dos meus destinos e objectivos recentes para que, com um sorriso enternecido, voltasse a traçar a direcção dos meus passos já esquecidos no lapso da memória e nos interstícios do tempo.
Ainda absorto nos enlevos de uma vida lembrei-me, por acaso, da razão de estar ali naquele dia. É difícil descobrir o sentido das coisas quando as coisas não têm sentido. Mas mais difícil ainda é viver sem ter noção do tempo, quando o nosso inconsciente nos diz incessantemente que o tempo é sempre relativo. Se o tempo parece breve por vezes e se por outras parece lento demais, não é tudo mais que uma pura ilusão. O problema não é nem nunca será do tempo, porque o tempo nem sequer existe. A verdade é que somos vítimas da nossa própria imaginação, condenados a viver presos à liberdade de pensar.
Era o início de mais um ano lectivo. Cada vez mais ia entrando num novo espaço de costumes preocupações efémeras e descobrindo o lugar que vai perfilando a minha personalidade e a minha vida. É inefável como os outros nos têm nas mãos e é por isso que o nosso futuro é inevitavelmente intangível. E nestes novos desafios que me esperam só peço que quando definirem o meu semblante não se esqueçam de me desenhar um sorriso no rosto.
Decidi que apenas quero passar sossegadamente, cumprir os meus deveres sem incomodar ninguém. No fundo deve ser o objectivo da maioria dos professores e colegas com quem interajo desde aquele dia. Pareceram-me muito simpáticos e uma companhia bastante agradável. Para além de ter sido acolhido numa turma desconhecida, integrei-me num grupo de bons amigos, num grupo de colegas responsáveis determinados a alcançar todas as realidades e desejos que se propuseram a sonhar. Estarei sempre pronto a ajudar aquele que sonha, porque o sonho é a essência da vida.
E porque o hoje é o amanhã de ontem, o que sou no presente é o resultado do futuro que comecei a construir no passado. Há escolhas para o futuro que não são justificáveis, por sermos incapazes de saber o estado evolutivo da nossa consciência no tempo que há-de vir. Mas também não penso que seja vantajoso entregar o rumo dos meus dias ao acaso. Sendo assim optei pela vida que menos me limita, que me permite conhecer não novos horizontes mas o mesmo e único que existe; não escolhi a possibilidade que me abre horizontes mas aquela que me estende o olhar sobre o horizonte.