Semana 13 (28/30 Janeiro 09)

Caríssimos leitores,

Como já é costume (e porque queremos deixar-vos mal-habituados), reservámos especialmente para vocês mais uma surpresa! Não temos conhecimento de já alguma vez ter sido feito algo do género na nossa escola, por isso decidimos apresentar-vos um Inquérito Online! Pois é, não só pelo facto de ser um modo muito mais original e inovador de vos colocarmos algumas questões, acreditamos que é também mais rápido, prático e ecológico de o fazer (já que não precisamos de suporte de papel). Para esse efeito estamos a desenvolver um inquérito que vos será proposto através de um link que mais tarde será divulgado no nosso blog. (Aproveitem e ponham-se a par de todos os pormenores dos nossos projectos!)

Apresentada esta boa ideia, consideramos importante revelar a data da nossa palestra com convidado. Contactados o Dr. Rui Costa e a Dra. Vanessa Carvalho, a data da apresentação ficou afixada, em princípio, para dia 20 de Março do ano corrente. Mas, como um bom projecto nunca ignora possíveis imprevistos, decidimos agendar outra opção, que assim seria dia 28 do mesmo mês. Avisou-nos também o Dr. Rui Costa que, em função do seu trabalho nessa altura, poderá eventualmente acontecer a impossibilidade de ele não se fazer presente. Face ao exposto, poderemos convidar um/uma outra colega da Dra. Vanessa Carvalho.

Por fim, gostaríamos de partilhar convosco algo que sucedeu numa das últimas aulas de Física. Não é nada de espectacular, mas achámos curioso, aquando do Estudo da Hidrodinâmica e da Hidrostática, aparecer o Sistema Circulatório à mistura nos exercícios que nos dão, alguns, tantas dores de cabeça a resolver. (Isto só vem provar a nossa teoria de que este projecto pode ser útil em qualquer âmbito de estudo ou investigação, não se encontrando, de forma alguma, díspar da área na qual nós estamos inscritos – Física.

Em baixo ficam alguns exercícios que comummente se usam para estudar aqueles dois módulos do Programa de Física de 12º Ano.



Livro de Física "Eu e a Física 12", Noémia Maciel, etc. Porto Editora

Ah, e se tiverem alguma dúvida na resolução contactem-nos! =P

Aguardamos os vossos e-mails no contacto electrónico que criámos só para que possamos estabelecer comunicação e partilhar conhecimentos: trabalhodeareaprojecto@gmail.com; ou então deixem-nos um comentário no nosso blog!

Au Revoir Camarade!

1 comentário:

Lininha disse...

Para mim, física, matemática, biologia e química são os que possuem temas mais interessantes e interligam-se bastante...
O mais espectacular é como tudo faz sentido seguindo algumas regras (físicas, neste caso) e aplicando as na prática...
Gosto do vosso blog...
Continuem bom trabalho..(ou tanto melhor, se poderem).. :)