Semana 10 (05/09 Janeiro 09)

Após duas semanas de ausência, o grupo do modelo anatómico volta ao trabalho, cheio de energia para a transformar, neste 2º Período, em esforço e empenho que esta "missão" tanto requer.

Estamos bastante satisfeitos pela forma como o projecto se tem estado a desenvolver, pois tudo tem corrido como previsto. Como planeado, concluímos enfim a primeira etapa do projecto: a apresentação teórica dos sistemas. Posteriormente, faremos apenas os arranjos gráficos que achamos necessários.

Para além da conclusão desta etapa, iniciámos outra também não menos importante: a pesquisa e compra dos materiais para a construção do modelo anatómico que pretendemos ter como produto final neste ano lectivo. Para poderem compreender esta tarefa, revelamo-vos alguns pormenores acerca dos materiais a utilizar. Depois de todo este tempo de indagação de mercado e sujestões de entendidos sobre o assunto, concluímos que a melhor forma de criar a dinâmica que procuramos para os fluídos representativos do sangue e da urina seria utilizar componentes de um sistema de watercooling (recente sistema de refrigeração de computadores), nomeadamente bombas, tubos e conectores. Escolhemos utilizar os componentes de watercooling para computadores porque se adequam perfeitamente ao tipo de trabalho que queremos realizar, já que neles conseguimos ter um pequeno sistema de bombagem de fluídos de muito boa eficiência que permitirá figurar, no nosso modelo anatómico, o sistema circulatório e excretor do corpo humano.

Para quem não sabe, o watercooling é um sistema posto em prática recentemente que substitui o convencional sistema de arrefecimento por ventilação dos componentes de hardware interno dos computadores, substituindo-os por um fluxo activo de líquido arrefecido contido em tubos que passam precisamente por esses componentes, absorvendo o seu calor.





Exemplos de Sistemas de Watercooling


O que falta é encontrar esse material a um preço mais acessível. Contactaremos em breve algumas empresas de computadores que vendem este tipo de acessórios (ex: AquaPc - http://www.aquapc.com/; Chip7 - http://www.chip7.pt/; Inforlândia - http://www.inforlandia.pt/; ChipTec - http://www.chiptec.net/; TecniPlus - http://www.tecniplus.net/) com vista a fazermos orçamentos de todos os componentes de que precisamos.

Num outro plano do desenvolvimento do nosso projecto, no qual está incluída uma parte mais tecnológica (blog), tomámos em consideração a opinião e os conselhos da professora e decidimos tornar a página de internet mais atractiva e ao mesmo tempo que seja um veículo de transmissão mais claro de toda a informação sobre o projecto bem como de tudo o que com ele está relacionado. Verificámos, no entanto, que a organização das informações neste blog é um pouco inflexível nesse aspecto, por isso criámos um novo site que deverá ser tido como um complemento desta página de Internet. Ainda em construção, no site que desenvolveremos em paralelo, constará de notícias, documentos e outras novidades que achamos serem essenciais para alcançar o objectivo a que nos propusémos. Ainda a adicionar, colocaremos todos os pormenores relativos às estapas de execução do nosso projecto. Pretendemos com isto, principalmente, comunicar melhor à comunidade como cuidar da sua saúde, dando-lhe mais a conhecer sobre o seu corpo.

Se ainda for possível, esta semana colocaremos no nosso blog e no nosso site (cujo endereço daremos mais tarde) o resultado da actividade laboratorial realizada. (Aviso: as imagens poderão ferir a susceptibilidade de certas pessoas). Fiquem atentos!!

Até breve!

3 comentários:

Wilson Costa disse...

Deixo-vos, desde ja, aqui um incentivo extra para continuarem com este tipo de iniciativas e darem um pouco a conhecer toda esta vasta matéria.

Assim sendo, pessoas menos cultas no assunto, como eu(!), poderão ter uma ideia mais concreta sobre o tema.

Boa sorte!

Misuzy disse...

Desejo-vos uma boa sorte para esse projecto, muito trabalho e concentração, visto que não é um trabalho fácil como parece. Digo isto, porque meu irmão mais velho já equipou o meu computador com watercooling. Para fazer e usar o watercooling, tem-se que ter muito conhecimento dos materiais e pedir ajuda a quem já o fez, para que nao haja erros no vosso projecto. Acho correcto este vosso trabalho, devido que hoje em dia, as pessoas já se interessam muito mais pelos computadores.


Votos de boa sorte,
Miriam Delgado

O canto da Denny disse...

Bem, apesar de não ser propriamente a pessoa mais indicada para avaliar os procedimentos tecnicos do vosso trabalho, devo dizer que o blog, na sua vertente informativa acerca dos passos que dão na realização do projecto, está de facto muito bom. Reflecte empenho, preocupação, criatividade (o que penso ser muito importante na disciplina em que se inclui).
Penso que o tema também é bastante importante, por vários motivos, mas também num contexto social e humanistico.
Desejo-vos boa sorte =)

Denise