Palestra com convidado (20/Março 09)

Enfim realizou-se a nossa palestra com convidado. O Dr. Rui Costa e a Vanessa Carvalho vieram dia 20 de Março visitar-nos, a nós e a todos os nossos colegas da escola, para fazerem uma exposição oral sobre o Sistema Circulatório e Excretor do corpo humano. Preparámos detalhadamente este evento, sendo que ao mesmo aderiu uma enormíssima quantidade de pessoas, contando-se até entre os presentes alguns professores e colegas de outras escolas, o que nos deixou inexplicávelmente satisfeitos porque revela que os objectivos, da nossa parte, foram cumpridos em pleno. Mas mesmo da parte dos nossos convidados se notou uma grande satisfação por estar presente tanta gente no Auditório (contámos, pelas folhas de presença que fizémos circular, mais de 150 pessoas) o que é de facto óptimo e que só prova que o nosso grupo se esforçou ao máximo no planeamento e execução desta actividade e que correu muitíssimo bem, confirmando-se o seu sucesso.
Na nossa perspectiva, os convidados fizeram também um grande trabalho, uma excelente apresentação. Apesar de as condições do local fornecidas pela escola não serem as melhores, principalmente o conforto, o público mostrou-se bastante interessado nas suas apresentações, que só por si já procuravam interagir com a audiência, através de questões sucessivas e pequenos quiz realizados para "testar a atenção" dos presentes, às quais estes responderam prontamente, o que só demostra, mais uma vez, o interesse generalizado. Para além disso, o facto de se ter proporcionado a exposição dúvidas pessoais de professores e alunos foi bastante positivo para a relação de comunicação entre os convidados e o auditório.
Atentando mais uma vez às apresentações dos convidados, verificámos uma preocupação em cativar a atenção dos mais novos, apresentando diversas imagens curiosas e gifs divertidos. As apresentações em Power Point, a nosso ver, estavam muito bem organizadas, com inúmeros pormenores que os tornavam mais dinâmicas e ajudavam bastante à compreensão dos seus conteúdos.
É concomitantemente importante distinguir algumas das principais fases da palestra: as apresentações, o espaço de dúvidas, a dissecação de órgãos e o pequeno lanche que serviu para o convívio entre todos os convidados (o que em verdade se verificou).
Quanto a nós procurámos abordar o público, fazendo circular as folhas de presença, como já referido, de modo a proceder à averiguação do número de pessoas presentes bem como a sua situação relativamente à escola, isto é, se eram professores, alunos internos ou alunos externos ou até se não tinham qualquer relação aos estudos dos Ensinos Básico e Secundário. A análise das repostas será feita logo que possível e será apresentada nas nossas páginas de Internet, bem como as fotos que estarão disponíveis no nosso site.
Queremos agradecer, desde já, a presença de todos os que se fizeram presentes neste evento. Caso tenham oporutnidade, agradecíamos que fizessem uma apreciação crítica à palestra que assistiram; para isso basta acederem ao nosso site e procurar na frame a zona do fórum (discussions) e deixarem um comentário como resposta ao tópico iniciado. Agradecemos, mais uma vez, a todos os que o fizerem.
Há também uma página no nosso site dedicada às apresentações que se vão realizando ao longo do ano, onde colocaremos o material referente à palestra (exemplares das folhas de presença e os Guiões da Palestra fornecidos exclusivamente aos professores).
Aguardamos pela vossa visita!! Até breve e dêem uma vista de olhos pelas fotografias que tirámos.

Sem comentários: