Semana 16 (16/20 Fevereiro 09)

Esta semana de aulas foi bastante produtiva para a progressão do nosso trabalho de Área Projecto. Vários aspectos ficaram concluídos e partes do nosso projecto ficaram muito adientadas, o que nos deixa a todos consideravelmente satisfeitos.

Tivémos a oportunidade de estabelecer os contactos telefónicos necessários para a compra dos materiais, dado que queremos começar a construção do modelo anatómico o mais rapidamente possível. Ficámos com uma melhor perspectiva de tudo aquilo que é indispensável para a realização desta tarefa, por isso, agendámos um dia de férias para fazermos uma pesquisa de mercado com vista a averiguar a relação entre preço/qualidade.

Como é do conhecimento de todos, para a semana que vem celebra-se o Carnaval, o que nos vai retirar tempo de aula para continuarmos a trabalhar no projecto; no entanto, reservámos dias das nossas férias para que não se note uma quebra na nossa evolução. Num destes dias ir-se-á proceder à realização de um projecto em paralelo que decidimos tornar real, relacionado com a Associação Acreditar. É precisamente uma das surpresas que temos desde o período passado e que, se tudo correr bem, será finalmente concretizada.

Concretamente, nestes dias que passaram, publicámos o nosso inquérito Online. Esta ideia foi bastante útil para a recolha de dados/informações referentes ao conhecimento geral da nossa comunidade escolar bem como para a sua análise, que é bastante vantajoso para uma organização mais adequada do nosso trabalho. Já verificámos alguns pormenores que influirão imenso na compreensão da nossa componente teórica do projecto. Já planeámos, considerando este facto, algumas alterações nessa mesma apresentação teórica. Não esquecemos também a necessidade de fazer chegar o nosso inquérito ao máximo de pessoas possíveis, para que a sondagem fique ainda mais realista com um maior número de inquiridos na nossa amostragem, que por conseguinte a tornará mais fiável, por isso decidimos elaborar uma pequena nota para distribuirmos a outras turmas.

Como era de esperar, e porque já parece que não anunciamos novidades há muito tempo, estamos a preparar mais algumas inovações no nosso projecto. Entre elas, estamos a ponderar preparar uma possível pequena visita de estudo a um hospital, talvez ao de S. Bernardo, à secção de Cardiologia ou Urologia, com o objectivo de falar com um especialista que nos explique o funcionamento de alguma aparelhagem ou métodos/técnicas mais recentes de diagnóstico ou tratamento de doenças cardiovasculares ou do sistema excretor. Com a ajuda indispensável da professora Fátima Campos, os detalhes da visita serão melhor planeados (dada a sua experiência) de modo a que nada falhe no que pensamos que seria uma actividade complementar à nossa abordagem destes Sistemas do Corpo Humano.

Para além de mais este ponto que gostaríamos de contemplar, idealizámos duas animações para o nosso projecto principal: uma delas referente à evolução dos nossos trabalhos ao longo do ano lectivo, que será apresentado possivelmente no final do ano, e um episódio da série mundialmente conhecida Dr. House originalmente concebido e interpretado pelos elementos do nosso grupo. Apesar de não sermos realizadores nem actores profissionais ou amadores com o mínimo de formação artística, temos como objectivos:

1) Dinamizar a originalidade e criatividade das apresentações do nosso projecto,
2) Valorizar as faculdades e capacidades imaginativas do grupo na interacção generalizada com as pessoas em geral,
3) Divulgar o projecto de uma forma inédita,
4) Enriquecer o projecto com conteúdo didático e divertido de aprendizagem,
5) Aplicar dos conhecimentos teóricos a situações da vida real,
6) Sensibilizar toda a população, especialmente os mais novos, informando-a sobre ocorrências que se podem verificar numa actividade qualquer do quotidiano,
7) Alertar para as atitudes que devem ser tomadas em casos de anomalias.

Estas apresentações serão posteriormente publicadas em sites como Youtube e outros. Quanto ao site que, em comunhão com este blog, é a componente "digital" do nosso projecto, o seu endereço será divulgado na próxima semana. Estejam atentos!

Para nos despedirmos, gostaríamos então que aproveitassem as férias de Carnaval para se divertirem da melhor forma, não esquecendo que se aproxima mais uma etapa importante da escola. Os melhores cumprimentos e até breve!

Sem comentários: